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Psicologia das Cores: como as cores influenciam a tomada de decisão das pessoas


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Já parou para pensar no poder de influência que as cores têm na vida das pessoas?
Pois é, a nossa visão é um ponto de partida na tomada das nossas decisões.

Partindo disso, é bem natural que a maior parte do poder de decisão ao adquirir um produto é baseado na experiência visual que ele nos causa. E é partindo desse princípio que entramos no estudo da Psicologia das Cores.

 

O que é Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o nosso comportamento em relação às cores. Sendo assim, essa área da psicologia faz uma análise de quais são os principais efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nos sentimentos, nas emoções, a criação de desejos e muito mais.

 

Resumo de algumas cores básicas e quais as emoções que elas transmitem ou podem provocar:

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Pense nas logos de empresas que você conhece, como Facebook, Coca Cola, e Apple. Três marcas que são facilmente reconhecidas por suas respectivas cores, sendo elas azul, vermelho e branco. Ao criar essas marcas, a empresa não escolheu uma cor aleatória para a marca, mas antes foi pensado em todo o conceito que a marca queria passar.

 

 

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Atualmente sendo a maior rede social do mundo, ao criar a marca optou pela cor azul. Azul é uma cor que transmite confiança, seriedade e profissionalismo, sendo assim é a cor certa para um site que guarda tanta informação delicada de bilhões de usuários ativos.

 

 

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Coca-Cola é um nome que nos deparamos todos os dias, seja em propagandas de tv, seja em casa, seja em uma lanchonete. Não dá pra negar que é o refrigerante mais popular em todo o mundo. No entanto é impossível esquecer sua logo. O fundo vermelho com aquela letra caligráfica, ficou cravado em nossas mentes, e até hoje não teve muitas mudanças, e por um simples e bom motivo: ele funciona. A cor vermelha, que nos causa Entusiasmo e energia, sendo assim, para os amantes do refrigerante, é essa sensação que passa quando passa alguma propaganda, ou quando vê o produto em algum supermercado. A cor vermelha também provoca a sensação de urgência e é por isso que vemos muitas placas de "Liquidação!" escritas com a cor vermelha ou com o fundo vermelho.

 

 

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Apple segue um esquema de cor bem simples que diz muito sobre essa grande empresa de tecnologia. É bem simples a logo, toda branca, que transmite exatamente isso: Simplicidade. Também passa a sensação de pureza e clareza.
 


Afinal, qual a cor certa para o meu site? 

Cores é um assunto amplo a ser estudado e aprofundado, mas seguindo o resumo das cores básicas já se tem uma boa visão sobre as sensação que cada uma dessas cores passam.

Portanto, antes de você sair escolhendo cores aleatórias pense em 3 coisas:

1. Qual sensação você quer causar no cliente?

(impactar, acolher, entusiasmar, imaginar, simplificar, entre outras sensações)

2. A escolha das Cores está ligada ao tipo de produto que queremos vender

Ex: Loja que vende computador, smartphone, ou produtos tecnológicos. Você deve passar confiança para o cliente, mostrando que os produtos são de qualidade, então um Azul se encaixa bem nessa categoria de produto. Mas isso é algo que deve ser em conjunto ao conceito da marca.

3. Evite muitas cores na sua paleta, “Menos é mais”

O recomendado é no máximo quatro cores. Duas delas como cores predominantes.

 


 

2 Sites para te ajudar na escolha de paleta de cores:

 

1.     Adobe Color

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2.    Color Hunt

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Editado por Samuel Dantas
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Exatamente. Uma coisa que é quase que unânime nas grandes marcas é a simplicidade e objetividade das marcas. As lojas virtuais com padrão "Clean" também pode ser notado.

Nada de inventar galera. Menos é mais!

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