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Públicos lookalike, ou semelhantes, o que são? Como usar?


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Públicos lookalike, ou semelhantes, o que são? Como usar?

 

AU, Olympiano! Já sabemos que o tráfego pago é parte primordial para o sucesso na sua jornada como dropshipper. Agora, precisamos ficar bons nisso para evitar gastar dinheiro sem resultado. Quanto mais habilidade para criar estratégias e operar as ferramentas, mais você vai acabar por otimizar seus gastos e ganhos. 

Uma ferramenta diferencial do Facebook Ads são os vários tipos de públicos quentes e frios que podem ser utilizados nas suas campanhas. O remarketing é peça fundamental para nutrição do seu funil e conversão de públicos quentes (que já conhecem sua marca), clique aqui para saber mais sobre essa técnica. Mas os públicos frios também têm grande importância para o desempenho de suas publicidades, e hoje vamos falar um pouco sobre o LOOKALIKE. Aqui você vai descobrir o que é e como funciona sua criação e utilização. 

O Lookalike, ou LAL, é um público SEMELHANTE, criado a partir de alguma BASE DE DADOS estipulada por você. No post sobre os tipos de público para remarketing, apresentamos para você vários tipos de públicos quentes, que são as famosas bases de dados utilizadas para criação dos públicos LAL. Vamos supôr que seu público de PAGEVIEW seja formado por 3.500 pessoas (o número de pessoas que visualizou sua home page em 30/60/90/180 dias). Não é muito indicado rodar uma campanha para um público tão pequeno, certo? Sendo assim, você pode criar um público de pessoas que sejam SEMELHANTES a este público. O Facebook utiliza os dados coletados pelo seu algoritmo para encontrar pessoas que tenham características semelhantes ao público usado como base. Ou seja, as características dessas 3.500 pessoas serão utilizadas como base para encontrar um público semelhante, que irá aumentar (e muito) seu público alvo dessa campanha. 

Como criar um público Lookalike?
Na sessão de públicos do seu gerenciador de anúncios, você tem acesso a todos os públicos criados nessa BM (business manager account), e esses são as bases possíveis para você criar um semelhante. Existem dois métodos para criação dos semelhantes, que são:

1- Através do ‘criar público’:


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  • Clique no botão criar público
  • Clique em ‘público semelhante’

 

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  • Selecione um dos públicos existentes para ser usado como base.


Essas porcentagens logo abaixo dos públicos, se referem ao nível de semelhança que você deseja que o facebook crie o novo público. Ou seja, quanto mais próximo a 1%, mais semelhante seu público será da base escolhida. É muito importante que você use uma boa base para criação do seu LAL, quanto melhor, mais qualificado e engajado for seu público, maior será a qualidade do seu público semelhante. 

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Logo acima da semelhança, fica o número de públicos semelhantes que deseja criar. Você pode criar até 10 públicos semelhantes, variando as porcentagens de semelhança entre eles. Lembre-se, o número estimado de pessoas vai alterar em cada %, sendo assim, naturalmente, o 1% será bem menor e mais próximo às características da base do que o 2% em diante. 

Após definir a base, a localização (se necessário), e a porcentagem de semelhança, é só selecionar ‘criar público’, e pronto. Agora esse LAL já é uma opção de público para ser usado em suas campanhas daqui pra frente. 

Quando e como usar um público LAL?
A quantidade de eventos computados pelo seu Pixel como base para criação de públicos pode não ser suficiente para rodar uma campanha com boa performance, logo, uma boa ideia é adicionar um LAL junto ao seu público base. Por exemplo, você pode usar um público PAGEVIEW 30D + o lookalike 1% desta base. Dessa forma, você atingirá seu público base e o público semelhante na mesma campanha. 

Para usar seu novo LAL, é só adicionar o público criado na seção do conjunto de anúncios da sua nova campanha. 

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No exemplo acima, além do público da lista de clientes, foram usados 3 LAL’s, de diferentes semelhanças, dentro do mesmo conjunto de anúncios. Isso acaba por aumentar muito a abrangência do seu público. 

E aí, Olympiano, aprendeu o que é e como utilizar públicos semelhantes? Se tiver ficado alguma dúvida ainda, comenta aqui embaixo, vamos adorar tentar saná-la.
 

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