Ir para conteúdo
Criar Novo...

CBO/ABO, você sabe o que significam essas siglas? Elas podem te ajudar nas suas campanhas!


Posts Recomendados


  • Seguidores:  6
  • Postagens:  26
  • Curtidas:   5
  • Status:  Offline

CBO/ABO, você sabe o que significam essas siglas? Elas podem te ajudar nas suas campanhas!

 

Esses termos são muito comuns nos estudos sobre Facebook/instagram ads, se você conhece um pouco sobre a ferramenta e suas atualizações, já deve ter ouvido falar deles. Hoje vamos mostrar um pouco do que são e qual a relevância desses termos para as suas campanhas. 

Não, não, Olympiano… Não é o sanduíche do McDonald’s, apesar de ter o mesmo nome, hehe. Agora sem piadas, CBO/ABO são definições criadas pelo Facebook para otimização de campanhas. Elas dizem respeito ao ORÇAMENTO, e como ele será dividido entre sua campanha e conjunto de anúncios. 

Primeiramente, é interessante lembrar como funciona a hierarquia das campanhas do facebook ads. A parte mais alta se chama CAMPANHA, que é onde você decide o objetivo que você quer atingir com aquela publicidade. Após as campanhas, vêm os conjuntos de anúncios, onde você faz sua segmentação de público, e escolhe os posicionamentos desejados para os ANÚNCIOS, que são o último ponto, hierarquicamente falando, da sua campanha. Os anúncios são aqueles que são exibidos para o público, os CRIATIVOS. 

Se você já criou alguma campanha no FB Ads, já deve ter visto algo relacionado ao orçamento definido para cada campanha, certo? Inicialmente a ferramenta só permitia a opção CBO (Campaing Budget Optimization), que consiste em otimização de orçamento a nível de CAMPANHA. Ou seja, seu orçamento será definido para a campanha inteira, independente do número de conjuntos de anúncios, e o próprio Facebook otimiza e divide esse orçamento pelos conjuntos de anúncios que ele entenda que estão performando melhor. Essa técnica é interessante quando você está rodando uma campanha pela primeira vez, quando ainda não tem dados sobre qual público utilizado gera melhores resultados. Sendo assim, o facebook otimiza isso pra você, até que sejam computados mais dados e você mesmo possa fazer suas otimizações de orçamento. Se for utilizar CBO, mantenha pelo menos alguns dias neste formato, para que o FB tenha tempo para coletar dados e otimizar de maneira correta seu orçamento.

Neste ponto entra o ABO (Ad Set Budget Optimization), orçamento otimizado a nível de CONJUNTO DE ANÚNCIOS. Assim que suas campanhas já tiverem algum tipo de resultado e performance analisada, você vai saber um pouco melhor qual público e conjunto de anúncios está performando mais. E aí é hora de escalar. Escalar? Sim, é o termo usado para o aumento de verbas visando o aumento dos resultados de determinado conjunto de anúncios. Vamos supor que sua campanha tenha 3 conjuntos de anúncios ativos. Se o conjunto 00, e 01 estão entregando resultados X, e o conjunto 02 está entregando resultados 2X, é mais interessante que o orçamento da sua campanha seja destinado ao conjunto 02, que provavelmente aumentará ainda mais sua entrega. Certo? Quanto mais orçamento, mais entrega. Logo, você irá escalar seu orçamento a nível de conjunto de anúncios (ABO), para o conjunto 02, e diminuir o orçamento dos demais conjuntos. 

Mas cuidado, não tente alterar e escalar seus resultados sem ter uma análise correta das métricas e resultados que cada conjunto de anúncios está entregando. Esteja sempre bem atento, tenha paciência, e faça essas alterações sempre com muito cuidado e inteligência, pois você pode acabar por escalar o conjunto de anúncios errado se tiver feito análises erradas. Dessa forma você estará tirando o dinheiro do conjunto que provavelmente converteria mais, e jogando para um que provavelmente te trará piores resultados.

Ainda tem dúvidas sobre CBO/ABO? Gostou desse conteúdo? Curte aí e comenta aqui em baixo o que achou, e se a gente pode te ajudar em mais alguma coisa nessa jornada que é o aprendizado sobre marketing digital e tráfego pago. Estamos aqui para ajuda-lo sempre que precisar.
 

  • Curti 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Conheça o E-com 360º 

×
×
  • Criar Novo...
Pesquisar em
  • Mais opções...
Encontrar resultados que contenham...
Encontrar resultados em...

Escreva o que você está procurando e pressione enter ou clique no ícone de pesquisa para iniciar sua pesquisa