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5 dicas para criar a melhor experiência para o seu cliente


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5 dicas para criar a melhor experiência para o seu cliente

Conselhos são da especialista em marketing Virgínia Delfino, que falou no evento Mansão das Empreendedoras, realizado pela Rede Mulher Empreendedora em São Paulo

 

Ao entrar em um restaurante, o cliente não se importa apenas com o alimento — mas com a cadeira em que se sentará, o atendimento que recebe e até o banheiro que usa. Já em uma loja física, o cliente se atentará à localização, ao estacionamento, ao aroma do local e à música. Todos esses fatores fazem parte da chamada experiência do cliente, ou CX (customer experience): a imagem que uma empresa passa durante o processo de interação com o consumidor.

“A tecnologia e os produtos estão cada vez mais parecidos. Então, a diferenciação vem na experiência do cliente com a sua marca”, diz Virgínia Delfino, especialista em marketing e CX e mentora de empreendedoras. Ela abordou o assunto em uma palestra na quinta edição do Mansão das Empreendedoras, realizado pela Rede Mulher Empreendedora, em São Paulo, que reuniu donas de negócios e startups.

Segundo Ana Fontes, fundadora do RME, que organiza o evento, o ano de 2022 é complexo, mas há grande espaço para o empreendedorismo. "O empreendedorismo ganha força também pelo volume de desemprego que temos hoje no Brasil. E muitos empregos são gerados pelos pequenos negócios”, analisa.

A dica de Fontes é participar de grupos e fazer conexões. “Aqui na rede, crescemos nos últimos dois anos porque estamos sempre buscando conexões com outras entidades e iniciativas e isso é muito importante. Fazer parceria é uma coisa importante, especialmente para os pequenos, que podem se juntar para entregar um produto com mais valor.”

Além de parceiros e outros empreendedores, conectar-se aos consumidores também é importante para o bem-estar do negócio, como aponta Delfino. A seguir, veja 5 dicas da especialista para criar a melhor experiência para o consumidor:

 

Cultura centrada no cliente

"Todas as áreas e todas as pessoas dentro da empresa devem ter o mesmo objetivo: satisfação do cliente em primeiro lugar”, diz Delfino. Neste aspecto, na visão da profissional, as startups têm vantagens por serem menores e poderem criar essa cultura desde cedo com todos os funcionários.

 

Conheça o seu cliente

Delfino explica que as pessoas esperam que a empresa entregue a elas três pilares. O primeiro é a emoção, ou seja, a forma como a marca mostra que se importa com o cliente e seu problema. Depois, vem o esforço: os consumidores querem a maior facilidade possível em todo o processo e resolução de problemas. Por fim, o sucesso, que significa entregar aquilo que o cliente esperava.

Existem algumas formas de conhecer o cliente e saber o que ele espera, diz a profissional — e é mais simples do que parece. Um exemplo é criar 10 perguntas de assuntos mais importantes para o negócio. Então, ir ao Linkedin buscar por 10 profissionais considerados relevantes e pedir para que eles respondam a uma pesquisa. “Mas lembre-se de perguntar de uma forma que não induza a resposta dos clientes”, diz Delfino. Outra opção é contratar empresas de pesquisa.

 

Mapeie a jornada do cliente

Pontue cada ponto de interação entre a sua empresa e o cliente e cuide para que todos eles ofereçam ótimas experiencias, sugere Delfino.

 

Atendimento rápido e eficiente

Esteja onde o cliente está, no digital e no físico. Para isso, invista em tecnologias omnicanais e sempre pense em diminuir o esforço que o cliente tem para chegar até sua empresa. Por exemplo, um chatbot no WhatsApp pode fazer o primeiro contato com os clientes, sem que eles tenham a necessidade de acionar o SAC da empresa por ligação.

 

Boa experiência pós venda

“A compra não é o fim, mas o começo da relação com os consumidores”, diz Delfino. Ela afirma que as marcas devem criar uma conexão, oferecendo informações, benefícios, produtos e serviços que sejam relevantes para eles após a compra. Isso criará laços, fazendo com que estas pessoas sejam fidelizadas e indiquem a marca para potenciais interessados.

 

 

Créditos à Carina Brito - Artigo retirado de Revistapegn

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