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Como construir a sua marca utilizando uma PUV


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Você, empreendedor do próprio negócio, seja ele digital ou físico, deve se ater a certos parâmetros que irão tornar a sua marca desejável.

Para falar sobre esse assunto, devemos começar com a PUV, ou seja, proposta única de valor, que nada mais é do que uma declaração que diz de forma clara aos seus clientes em potencial como eles irão se beneficiar da sua oferta.

 

Para além disso, esse parâmetro tão utilizado nos negócios e no marketing das empresas, diz como os seus produtos ou serviços vão atender as necessidades dos clientes, em que medida resolvem seus problemas e o que torna sua oferta diferente da do seu concorrente.

 

É comum que a PUV seja colocada na página de vendas de um site para deixar explícito aos seus clientes como você pode melhorar a situação deles e agregar valor à suas vidas. A Proposta de Valor, dessa forma, é uma mensagem da marca que irá permitir que seus clientes se identifiquem com ela.

 

De fato, esse é um estudo do marketing que analisa a seguinte pergunta, que eu como seu cliente faço: “Por qual razão eu deveria comprar de você?” O que você, como aquele que cria o branding da marca, está realmente tentando fazer é saber o que eu ganho com isso e por que eu deveria escolher você em vez de outras opções, certo?

 

Se você conseguir apresentar uma proposta de valor atraente que deixe o cliente empolgado com o uso do seu produto, então realmente está chegando a algum lugar.

 

Repare só que o PUV se trata do que existe de único do produto que vende e a intercessão disso com o que o seu cliente deseja:

 

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Vamos agora entender a diferença da proposta de certos produtos conforme o nível de posicionamento dele no mercado. Com isso quero dizer o seguinte: naqueles considerados produtos estabelecidos, você precisa focar sua proposta de valor com mais ênfase na diferença em relação a outros produtos concorrentes do mercado.

 

A proposta de valor deve se concentrar em criar a imagem de antes versus depois de como o produto impacta a vida do cliente de maneira positiva.

  

Por outro lado, quando falamos de produtos de nicho, ou seja, produtos novos que são os primeiros no mercado, os próprios clientes ainda não estão cientes do problema que têm. Assim, a proposta de valor será diferente de produtos estabelecidos, porque você precisa focar mais no espaço do problema em vez de diferenciar sua solução de outras opções. 

 

Aqui, onde lidamos com um público de menor consciência, eles estão apenas cientes de sua dor. Dessa forma, você precisa ter uma proposta de valor que não fique concentrada em dizer às pessoas por que você é melhor do que outras empresas, mas sim, focar no tipo de desejo que seu produto os ajuda a alcançar.

 

Sendo assim, a PUV é o que faz o comprador se conectar com a marca pela forma como ele se motiva, se vê persuadido, inspirado para, enfim, surgir o AHAA moment, em outras palavras, a compra.

 

Aqui vai alguns exemplos de PUVs de empresas que vendem dezenas de milhões de dólares por ano:

 

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“Walmart - Economize dinheiro. Viva melhor.”

 

Gatilhos usados: Economia, qualidade, duração

 

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“Chocolate ao leite derrete na sua boca - não na sua mão”

 

Gatilhos usados: Desejo, paladar, qualidade

 

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“Ipod. 1000 músicas no seu bolso”

 

Gatilhos usados: Escala, abundância, facilidade

 

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“FedEx. Quando absolutamente, positivamente tem que estar lá durante a noite” 

 

Gatilhos usados: Precisão, qualidade, agilidade

 

É sempre sobre os benefícios e vantagens do produto.

 

Bem, agora que ficou entendido sobre a proposta de valor do produto frente à marca, vamos para a o nível prático.

 

Sendo você um empreendedor do próprio negócio ou alguém que deseja iniciar nessa jornada, fique absolutamente claro que uma marca sólida e de longo prazo é o objetivo que você deve ter em mira. Uma vez que o valor dos entregáveis é definido, a precisão não fica na marca se adaptar ao produto, mas sim, no produto que se encaixa na proposta de valor bem elaborada e duradoura.

 

O mais novo balcão de vendas da grande maioria dos negócios que praticam o e-commerce são os sites e as mais diferentes redes sociais. A oferta de produtos dentro de um mesmo mercado é gigante e, por esse motivo, a conquista do potencial cliente é muito mais desafiadora.

 

Mas a real é a seguinte: desenvolver a proposta única de valor dentro de uma empresa é um trabalho extremamente complexo. Pouquíssimas pessoas são preparadas para exercerem esse papel de forma eficiente. Grandes referências de branding ao redor do mundo passaram por empresas e modelos de negócio diferentes para que, de fato, tivessem o reconhecimento e capacidade.

 

A partir disso, deve ficar claro para você que não é necessário ter uma PUV implementada no seu negócio para começar a vender. Na realidade, o simples fato de ter um negócio profissional, por si só já cria uma PUV poderosa.         

 

Com certeza o dinheiro inicial de investimento necessário para começar a operação de vendas é forte na sua decisão. Envolve a garantia de economias, sustento da família e opiniões de pessoas alheias.

 

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Editado por Beatriz Junqueira
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