Apolo Santos Postado Maio 5 Seguidores: 35 Postagens: 322 Curtidas: 78 Status: Online Compartilhar Postado Maio 5 Olá, Olympianos, como vocês tão? Hoje vamos conversar um pouco aqui neste tópico sobre como podemos aplicar o instinto humano no Marketing. Basicamente, iremos transformar os impulsos mais primitivos, que todo ser humano tem de forma interna, em uma força gigantesca de consumo. A teoria do Cérebro Trino Eu não estou aqui pra entrar nesse mérito da medicina e explorar, como um cientista, a neurociência. Vou ser direto e explicar brevemente o que é essa teoria. Sempre focando na parte que iremos usar para aumentar nossas conversões, afinal, esse é o nosso objetivo final. Na década de 1970, o renomeado neurocientista Paul MacLean desenvolveu a teoria do Cérebro Trino. Para ele, nós, humanos, temos o cérebro divido em 3 unidades com funcionalidades diferentes, sendo que cada uma delas representaria um extrato evolutivo do Sistema Nervoso dos Vertebrados. Uai, mas como assim? Não tem mistério. O nosso cérebro teria uma região mais voltada para decisões racionais e lógicas, uma para agir emocionalmente e, por fim, a reptiliana que seria responsável pelas ações instintivas. Imagem retirada de melhoreseunegocio A parte cerebral que remete aos mamíferos e o neocórtex são assuntos para os próximos capítulos. Vou adentrar aqui no tão falado e usado no marketing contemporâneo: o cérebro reptiliano. Por que explorar os instintos funciona tão bem? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer para si mesmo. "Tão tá, eu entendi que é importante explorar os instintos do humano nas minhas copys, mas pra que? Qual a força que isso realmente tem?". Então vou te ilustrar de uma forma mais lúdica, pra ficar mais fácil de visualizar. Se a gente abrir a televisão agora, ir pro National Geographic e assistir qualquer programa animal, como a "Natureza Selvagem", a gente percebe que todos os animais são movidos por duas razões existenciais: comer e reproduzir. Se eles conseguem isso e sobreviver, estão satisfeitos. Então, por que o ser humano seria tão diferente? A resposta está aí, ele não é. A diferença da gente pra eles é simples: nós conseguimos controlar muito mais os nossos instintos que eles, afinal, somos seres racionais por definição: homo sapiens sapiens (a gente sabe que sabe). É exatamente aí que mora essa força GIGANTESCA que é a neurociência aplicada no Marketing. Sabendo que todos nós temos os instintos dormindo dentro da gente, você já imaginou a força que eles podem ter quando forem despertados? Todos nós queremos acordar, sair de casa, ir trabalhar e saber que, quando a gente voltar, a nossa casa vai estar lá intacta e com comida na geladeira. Mas por que isso conforta tanto? Pois remete ao nosso instinto. Remete à segurança, ao estado de controle, à liberdade. Outro exemplo: por que a gente quer ser o melhor do nosso ciclo social? Mais uma vez, volte à natureza. A gente quer isso pois na natureza funciona da seguinte forma: o melhor e mais forte se sobressai na comunidade e consegue um melhor sucesso reprodutivo, além de respeito. Tudo tem uma explicação. Quais são os gatilhos do Cérebro Reptiliano? Eu vou estar listar aqui pra vocês os 7 principais gatilhos que podemos explorar para ativar, de forma intensa e provocativa, o lado instintivo do cérebro humano. Ah, e vale a pena reforçar, eles não precisam estar de forma explicita e na cara do seu consumidor. Se eles estiverem velados e diluídos em seu texto ou imagem, você verá o resultado nos números de sua conversão! Poder: Nós queremos ser o "rei da tribo", como se diz no mundo animal. Entre mandar e ser mandado, queremos mandar. Segurança: Nós queremos acordar, sair e saber que tudo vai estar em ordem. Controle: Nós não queremos depender de uma situação, mas estar por cima dela. Aceitação social: Nós sonhamos em ser visto como o melhor, como uma referência na sociedade. Liberdade: Nós queremos ser livre para tomadas de decisões e para locomover, jamais ser privado disso. Prazer: Nós amamos o prazer, desejamos ele, o que pode ser observado na Libido explicada por Freud. Descoberta: Nós desejamos saber coisas inéditas, segredos. Isso nos faz ser especial, único. Agora que você já teve uma ideia melhor e como funciona o cérebro reptiliano nosso, que tal aplicar? De nada adianta saber a teoria, se você não colocá-la na prática para buscar ser sempre o mais persuasivo possível. Aplique e me fale os resultados, pode ser? Caso tenha alguma dúvida, comenta aqui pra gente ir conversando sobre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
David Pereira Postado Maio 6 Seguidores: 0 Postagens: 13 Curtidas: 0 Status: Offline Compartilhar Postado Maio 6 Faltou explicar como usar esses gatilhos nas vendas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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