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Descobrindo a taxa de conversão da sua loja [Métrica importantíssima]


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Descobrindo a taxa de conversão da sua loja [Métrica importantíssima]

 

Falaa dropper de sucesso do meu coração! Tudo beleza?

Vou te ensinar hoje a descobrir a sua taxa de conversão na sua loja! A partir dessa métrica fica muito mais fácil avaliar o impacto das estrategias e validar aquilo que funciona melhor para o seu nicho!

 

Para saber sua taxa de conversão atual, você deverá primeiramente se certificar de que possua o Google Analytics configurado para sua loja online. Com o Google Analytics, você poderá descobrir a taxa de conversão de partes específicas do seu website, incluindo as páginas que serão testadas.

Nota: este método apenas lhe oferece uma amostra da sua taxa de conversão atual e não deve ser utilizado para avaliar o resultado dos seus testes. Utilize esses dados somente para avaliar se o seu tráfego é suficiente para realizar um teste A/B bem-sucedido.

A forma mais rápida para encontrar a taxa de conversão atual de páginas específicas do seu website é utilizar o relatório Landing Pages no Google Analytics.

Para acessar a seção Landing Pages, primeiramente acesse a opção “Comportamento” e clique em “Conteúdo do Site”. Na lista suspensa, clique em Landing Pages. Certifique-se de que o período analisado possua o mesmo tempo de duração do seu teste. Para o objetivo desta parte do processo, utilize somente os últimos 30 dias.

Agora, na lista de landing pages, selecione a página web que você deseja testar. Por exemplo, caso deseje testar sua página inicial, clique em www.nomedasualojaonline.com.

Para descobrir a taxa de conversão de um objetivo específico nesta página, será preciso adicionar uma dimensão secundária ao seu relatório. Clique em “Adicionar Dimensão Secundária” e digite “Segunda Página”. A dimensão “Segunda Página” informará quais páginas os visitantes acessaram em seguida, bem como qual porcentagem de visitantes na sua primeira página seguiu para essas outras.

Por exemplo, digamos que você queira testar o número de pessoas que acessa a página de produtos do seu website a partir da sua página inicial.

Para encontrar a taxa de conversão atual desta ação, basta escolher sua página inicial como sua primeira página e, então, analisar sua página de produtos na seção “Segunda Página” do seu relatório. A pequena porcentagem em cinza, relacionada na área “Sessões”, representará a taxa de conversão para essa ação.

 

Configurar o Google Analytics

Antes de começar a coletar dados sobre sua loja, você precisa ter uma conta do Google, inscrever-se no acompanhamento de Analytics e escolher os dados que deseja rastrear.

Etapa 1: confirmar que o Google Analytics ainda não está habilitado

Habilitar o Google Analytics mais de uma vez resultará em dados imprecisos. Se você tem certeza de nunca ter habilitado o recurso para a loja, pule para a Etapa 2: obter uma conta do Google. Caso não tenha certeza, veja as etapas abaixo:

  • No admin da Shopify, acesse Loja virtual > Preferências.
  • Na seção Google Analytics, verifique se a caixa contém apenas o texto Cole o código do Google aqui e nada mais. Se for esse o caso, vá para a próxima etapa. Caso um código começando com UA- seja exibido, significa que o recurso já está habilitado. Pule para a Etapa 4: habilitar o acompanhamento de e-commerce.
  • Clique em Temas.
  • Clique em Ações > Editar código.
  • Na seção Layout, clique em {/} theme.liquid.
  • No arquivo theme.liquid, procure pelas tags de acompanhamento do Google Analytics: ga.js, dc.js, gtag.js ou analytics.js. Se encontrar alguma, significa que o Google Analytics já foi habilitado. Pule para a Etapa 4: habilitar o acompanhamento de e-commerce.

Se um código de rastreamento não for exibido na página Preferências da seção Google Analytics, e não houver uma tag de rastreio no arquivo theme.liquid, significa que o recurso não está habilitado para a loja. Prossiga para a Etapa 2: obter uma conta do Google.

 

Etapa 2: criar uma conta do Google

Você precisa ter uma conta do Google para usar o Google Analytics. Se você já usa os produtos do Google, como Gmail ou Ads, pode usar a mesma conta para o Google Analytics.

Se você ainda não tiver uma conta de um produto do Google, crie uma conta do Google. Você precisará da conta do Gmail apenas para entrar e sair do Google Analytics.

Após ter uma conta do Google, é necessário Criar uma conta do Analytics. Então, siga para a Etapa 3: habilitar o Google Analytics.

 

Etapa 3: habilitar o Google Analytics

Para habilitar o recurso, crie uma propriedade do Universal Analytics no Google e a adicione à loja da Shopify.

Etapas:

  • Em um navegador da web, faça login no Google Analytics.
  • Clique em Admin.
  • Na coluna Conta, selecione a correta.
  • Na coluna Propriedade, clique em Criar.
  • Insira um nome para a propriedade.
  • Selecione Criar apenas uma propriedade do Universal Analytics.

Observação

Por padrão, o Google cria propriedades do Google Analytics 4, que não são compatíveis com a Shopify. Verifique se você criou uma propriedade do Universal Analytics.

  • Clique em Avançar.
  • Selecione as configurações apropriadas.
  • Clique em Criar.
  • Copie a propriedade do Universal Analytics para a área de transferência, destacando-a e pressionando ctrl+C no PC ou command+C no Mac.
  • Em uma nova aba do navegador, abra seu admin da Shopify.
  • Acesse **Loja virtual** > Preferências.
  • Na seção Google Analytics, cole a propriedade do Universal Analytics no campo Conta do Google Analytics.

 

Observação

O Google Analytics poderá rastrear os visitantes somente após você remover a proteção por senha da loja virtual.

Após habilitar o recurso para a loja, prossiga para a Etapa 4: habilitar o acompanhamento de e-commerce.

 

Etapa 4: ativar o acompanhamento de e-commerce

Você pode implementar o acompanhamento de e-commerce do Google com dois níveis de detalhe diferentes:

 

Ativar o acompanhamento de e-commerce básico

Etapas:

  • Na sua conta do Google Analytics, clique em Admin.
  • Na coluna Visualização, clique em Configurações de e-commerce.
  • Clique no botão Habilitar e-commerce para mudar a opção de DESATIVADO para ATIVADO.

Se forem necessárias informações mais detalhadas, ative o acompanhamento de comércio eletrônico avançado.

 

Ativar o acompanhamento de Comércio eletrônico avançado

Etapas:

  • No admin da Shopify, acesse Loja virtual > Preferências.
  • Na seção Google Analytics, marque Usar Comércio eletrônico avançado. Se você estiver usando uma versão antiga do Analytics, talvez seja necessário clicar em Atualizar para a versão mais recente antes de marcar a caixa de seleção Usar Comércio eletrônico avançado.
  • Clique em Salvar. Assim, a Shopify pode rastrear e enviar todos os dados do site para o Google Analytics.
  • Na sua conta do Google Analytics, clique em Admin.
  • Na coluna Visualização, clique em Configurações de e-commerce.
  • Clique na opção Habilitar Relatório de Comércio eletrônico avançado para mudar de DESATIVADO para ATIVADO.
  • Clique em Salvar.

 

Agora nada de ficar no achismo hein? Boas metricassssss!!

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