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Cupons de Desconto: Tudo que você precisa saber para criar e aplicar!


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Cupons de Desconto: Tudo que você precisa saber para criar e aplicar!

Você já sabe como criar e explorar os cupons de desconto para aumentar suas vendas

Ofereça aos clientes um desconto em produtos, coleções ou variantes de sua loja. Esse abatimento pode ser concedido como um valor fixo ou percentual ou no frete. Se você vende online, também é possível oferecer descontos do tipo "Compre X e leve Y" para incentivar os clientes a comprar itens.

É possível especificar:

  • as datas para as quais o código é válido;
  • o número de vezes que um código pode ser usado;
  • um valor mínimo de pedido para que o código possa ser usado;
  • para quais produtos, coleções ou variantes o desconto é válido.

Os clientes podem resgatar códigos de desconto em sua loja virtual. O resgate também poderá ser feito pessoalmente se você estiver usando o Shopify PDV, exceto no caso de descontos do tipo "Compre X e leve Y".

Todos os planos da Shopify incluem códigos de desconto.

Após configurar os códigos, use o relatório Vendas por desconto para descobrir com que frequência eles são usados.

 

Considerações sobre a criação de códigos de desconto

Antes de criar um código de desconto, considere estas informações:

  • Um código de desconto pode ser aplicado a, no máximo, 100 variantes e produtos específicos.
  • Cada loja tem um limite de 20.000.000 de códigos de desconto exclusivos.
  • Não é possível usar códigos de desconto ao mesmo tempo que descontos automáticos.
  • Evite usar caracteres especiais em nomes de códigos de desconto para garantir que eles sejam adicionados corretamente ao URL de checkout da loja.
  • As coleções não podem conter variantes individuais. Se você adicionar uma variante de produto a uma coleção com desconto, o valor do desconto será aplicado a todas as versões do produto.
  • Se você criar um desconto com hora de início e término, será considerado o fuso horário que você selecionou no admin da Shopify. Por exemplo, se o fuso horário da loja for o Horário padrão do leste (EST, na sigla em inglês) e você selecionar 26 de novembro como data de início, o desconto começará à meia-noite (EST) desse dia.

 

Criar um valor fixo ou um desconto percentual

Quando você cria um novo desconto, ele aparece na aba Códigos de desconto da página Descontos, no admin da Shopify. Depois, envie o código aos clientes por e-mail ou exiba-o na loja virtual para distribuir o desconto. Esse código precisa ser inserido durante o checkout para que o cliente receba o abatimento no valor.

 

Dica

Caso você defina o desconto para todos os produtos, ele será aplicado proporcionalmente a todos os itens no carrinho. Por exemplo, se houver um desconto de US$ 50 no carrinho com um item de US$ 50 e outro de US$ 100, o primeiro produto terá um desconto de US$ 16,50, e o segundo, de US$ 33,50. Se o preço total do pedido for inferior a US$ 50, cada item custará US$ 0. O valor do pedido não pode ser inferior a US$ 0.

Os descontos fixos e percentuais são aplicados aos produtos de um pedido, mas não aos custos de frete.

 

Etapas:

 

  • No admin da Shopify, acesse Descontos.
  • Clique em Criar desconto e, depois, em Código de desconto.
  • Na seção Código de desconto, realize uma destas ações:
    • Insira um nome para o novo código de desconto, por exemplo, 15offnecklaces.
    • Clique em Gerar código.
  • Na seção Tipos, realize uma destas ações:
    • Selecione Porcentagem e insira um percentual na seção Valor.
    • Selecione Valor fixo e insira um valor monetário na seção Valor.
  • Se você quiser que o desconto seja aplicado a coleções ou produtos específicos, realize uma destas ações na seção Aplica-se a:
    • Selecione Coleções específicas, marque as coleções apropriadas e clique em Adicionar.
    • Selecione Produtos específicos, verifique os produtos e/ou as variantes apropriadas e clique em Adicionar.
  • Opcional: para criar um código de desconto de valor fixo que possa ser aplicado a determinados produtos ou coleções, marque**Aplique o desconto apenas uma vez por pedido*para que o cliente só possa usar o código uma vez por pedido. Caso contrário, o desconto será aplicado a todos os produtos qualificados no pedido.
  • Opcional: se você quiser definir um requisito de compra mínima para o desconto, realize uma destas ações na seção Requisitos mínimos:
    • Selecione Valor mínimo de compra para que apenas os clientes que gastarem um valor mínimo se qualifiquem ao desconto. Se o desconto for válido para coleções ou produtos específicos, somente esses itens contribuirão para o valor mínimo de compra.
    • Selecione Quantidade mínima de itens para que apenas os clientes que fizerem o pedido de um número mínimo de produtos se qualifiquem ao desconto. Se o desconto for válido para coleções ou produtos específicos, somente esses itens contribuirão para a quantidade mínima.
  • Na seção Qualificação do cliente, selecione se o desconto será válido para todos, grupos específicos de clientes ou clientes específicos.
    • Na lista de clientes, aparece o endereço de e-mail usado para se inscrever na loja. Se nenhum endereço foi informado, é mostrado o número de celular.
  • Para limitar o emprego dos descontos, siga este procedimento na seção Limites de uso:
    • Marque a opção Limitar o número total de vezes que este desconto pode ser usado para definir o limite de uso. Por exemplo, se você especificar o valor 200, a base de clientes poderá usar o código 200 vezes. É importante destacar que os clientes poderão usar o desconto várias vezes se você escolher essa configuração.
    • Marque Limitar a um por cliente para restringir o desconto a um uso por cliente pelo rastreamento do endereço de e-mail ou do número de telefone. Essa opção está disponível apenas para descontos de valor fixo.
  • Na seção Datas ativas, defina a data de início do desconto e depois:
    • Para definir a data final, clique em Definir data de término e especifique quando o desconto acabará.
    • Se você quiser que o desconto seja válido por apenas um dia, selecione o mesmo dia no calendário para a data de início e a data de encerramento.
    • não defina uma data final para o desconto, se não quiser que ele expire.
  • Clique em Salvar código de desconto.

 

Crie um desconto de frete grátis

Se quiser oferecer frete grátis, você poderá criar um desconto de frete grátis.

Os descontos de frete grátis jamais são aplicados automaticamente a um pedido, então os clientes precisam inserir o código durante o checkout caso queiram ativar o desconto. Para oferecer automaticamente frete grátis aos clientes com base no preço do pedido, defina uma taxa de frete grátis.

Observação

Defina uma taxa de frete grátis na página Frete e entrega no admin da Shopify. Essa taxa será aplicada a todos os pedidos que atenderem aos critérios de frete grátis que você definiu.

Etapas:

  • No admin da Shopify, acesse Descontos.
  • Na página Descontos, clique em Criar desconto.
  • Na seção Código de desconto, insira um nome para o novo código de desconto. Para gerar um código de desconto aleatório, clique em Gerar código.
  • Na seção Opções, selecione o tipo de desconto Frete grátis.
  • Na seção Países, deixe a opção Todos os países selecionada ou escolha os países aos quais deseja aplicar o desconto.
    • Se você quiser excluir o frete grátis das taxas de frete superiores a um determinado valor em dinheiro, marque Excluir taxas de frete acima de determinado valor e insira o valor no campo. Esse desconto é aplicável apenas às taxas de frete e não está relacionado aos valores do pedido.
  • Opcional: na seção requisitos mínimos , selecione o valor mínimo de compra ou uma quantidade mínima de itense insira o valor do dólar ou o número de itens que precisam ser adicionados antes que o código de desconto seja aplicado.
  • Na seção Qualificação do cliente, selecione para quem o desconto será válido: todos, grupos específicos de clientes ou clientes específicos. Saiba mais sobre como criar grupos de clientes.
    • Use o campo de pesquisa para selecionar os indivíduos ou os grupos que receberão o desconto. As listagens de clientes exibem o e-mail usado para o cadastro na loja. Quando nenhum e-mail é informado, a listagem exibe o número de celular do cliente.
    • Para remover um cliente individual ou um grupo de clientes da qualificação ao desconto, clique no X ao lado do nome do cliente ou do grupo.
  • Por padrão, o uso de descontos é ilimitado. Se você quiser limitar o uso de descontos, marque uma das opções na seção Limites de uso:
    • Marque a opção Limitar o número total de vezes que este desconto pode ser usado para definir o limite de usos. Por exemplo, se você definir o valor 200, a base de clientes poderá usar o código 200 vezes. Escolha essa configuração para que os clientes usem o desconto várias vezes.
    • Limite de um por cliente rastreia o endereço de e-mail ou o número de celular de um cliente para limitar o desconto a um uso por cliente.
  • Use o calendário na seção Ativar datas para definir a data de início do desconto. Se você quiser definir uma data final para o desconto, clique em Definir data final e use o calendário para escolher quando o desconto terminará.
    • Caso você não escolha uma data de término, o desconto nunca expirará. Se quiser que o desconto seja válido por apenas um dia, selecione o mesmo dia no calendário para a data de início e a de término.
  • Ao concluir, clique em Salvar desconto.

Seu novo desconto aparecerá agora na página Descontos do admin da Shopify. Para distribuir esse desconto, você pode enviar o código a seus clientes por e-mail ou exibi-lo em sua loja virtual.

 

Criar um desconto "Compre X e leve Y"

Observação

As promoções "Compre X e leve Y" estão disponíveis apenas para venda online.

As promoções "Compre X e leve Y" são uma forma popular de incentivar novos clientes a comprar seus produtos e recompensar clientes fidelizados. Você pode usá-las tanto para aumentar suas vendas e lucros quanto para vender estoques com pouco movimento.

Por exemplo, suponha que sua promoção ofereça aos clientes um chapéu grátis na compra de qualquer camiseta. Nas promoções "Compre X e leve Y", você pode oferecer um chapéu grátis por pedido ou oferecer um chapéu grátis para cada camiseta incluída no pedido.

Você também pode criar um desconto que ofereça gratuidade quando o cliente gastar uma quantia determinada de dinheiro.

É possível criar um desconto automático para promoções "Compre X e leve Y".

Etapas:

  • No admin da Shopify, acesse Descontos.
  • Na página Descontos, clique em Criar desconto.
  • Na seção Código de desconto, insira um nome para o novo código, por exemplo, buyonegetonefree. Para gerar um código aleatório, clique em Gerar código.
  • Na seção Tipos, selecione Compre X e leve Y.
  • Na seção Compra dos clientes , configure as seguintes configurações.
    1. Escolha uma Quantidade mínima de itens ou um Valor mínimo de compra.
    2. Defina o número de itens que o cliente precisa comprar ou o valor de dinheiro que precisa gastar para estar qualificado para o desconto.
    3. Na seção Quaisquer itens de, escolha se deseja incluir produtos ou coleções como os itens qualificados.
    4. Use o campo de pesquisa ou o botão Acessar para adicionar produtos ou coleções à promoção. Se você deseja remover um produto ou coleção do desconto, clique em X para excluí-lo da lista.
  • Na seção Cliente obtém , configure as seguintes configurações.
    1. Defina a quantidade de itens que o cliente precisa adicionar ao carrinho para obter o desconto.
    2. Na seção Quaisquer itens de, escolha se deseja incluir produtos ou coleções como os itens com desconto. Se o produto ou a coleção for igual à que foi definida na seção Compra dos clientes , o item com preço mais baixo que o cliente escolherá é o item que receberá com desconto.
    3. Use o campo de pesquisa ou o botão Acessar para adicionar produtos ou coleções. Se você quiser remover um produto ou coleção, clique em X para excluí-lo da lista.
    4. Na seção Com desconto, selecione o valor do desconto que o cliente receberá ao comprar o número definido de itens. Se você quiser oferecer um desconto percentual, selecione Porcentagem e insira uma taxa. Se quiser oferecer itens gratuitamente, selecione Grátis.
    5. Opcional: marque Definir o número máximo de utilizações por pedido e insira o número máximo de vezes que essa promoção pode ser aplicada a um pedido.
  • Na seção Qualificação do cliente, selecione para quem o desconto será válido: todos, grupos específicos de clientes ou clientes específicos. Saiba mais sobre como criar grupos de clientes.
    1. Use o campo de pesquisa para selecionar os indivíduos ou os grupos que receberão o desconto. As listagens de clientes exibem o e-mail usado para o cadastro na loja. Quando nenhum e-mail é informado, a listagem exibe o número de celular do cliente.
    2. Para remover um cliente individual ou um grupo de clientes da qualificação ao desconto, clique no X ao lado do nome do cliente ou do grupo.
  • Se você quiser limitar o uso de descontos, marque uma das opções na seção Limites de uso:
    1. Marque a opção Limitar o número total de vezes que este desconto pode ser usado para definir o limite de usos. Por exemplo, se você definir o valor 200, a base de clientes poderá usar o código 200 vezes. Escolha essa configuração para que os clientes usem o desconto várias vezes.
    2. Limite de um por cliente rastreia o endereço de e-mail ou o número de celular de um cliente para limitar o desconto a um uso por cliente. Essa limitação se aplica somente a descontos de valor fixo.
  • Na seção Datas ativas , configure as seguintes configurações.
    1. Use o calendário para definir a data de início do desconto.
    2. Se você quiser definir uma data final para o desconto, clique em Definir data final e use o calendário para escolher quando o desconto terminará.
  • Caso você não escolha uma data de término, o desconto nunca expirará. Se quiser que o desconto seja válido por apenas um dia, selecione o mesmo dia no calendário para a data de início e a de término.
  • Clique em Salvar código de desconto.

Seu novo desconto aparecerá na aba Descontos no seu admin da Shopify. Para distribuir esse desconto, você pode enviar o código a seus clientes por e-mail ou exibi-lo em sua loja virtual. Seus clientes deverão inserir o código durante o checkout para receber o desconto.

 

Descontos em assinaturas

Observação

Os descontos automáticos e "Compre X e leve Y" são incompatíveis com as assinaturas.

Se você oferece produtos de assinatura, há outras opções ao criar descontos de valor fixo, percentuais ou de frete grátis.

A seção Tipo de compra é exibida na página Criar código de desconto. Defina se o desconto é aplicável a compras de assinatura, a compras únicas ou a ambas.

Alterar o tipo de compra de um desconto

Ao criar um código de desconto, você tem a opção de limitar o uso do desconto a tipos específicos de compra. Se você selecionar Assinatura na seção Tipo de compra da página Criar código de desconto, poderá aplicar o desconto a Todos os produtos de assinatura, Todos os produtos de assinatura em uma coleção específica ou Produtos de assinatura específicos.

Se você quer atualizar um código de desconto existente, é possível editá-lo para incluir regras sobre assinaturas.

Etapas:

  • No admin da Shopify, acesse Descontos.
  • Clique no desconto que você quer editar.
  • Na seção Tipo de compra, escolha o tipo ao qual o código de desconto será limitado:
  • Caso você selecione Assinatura, escolha os produtos de assinatura para os quais o desconto é aplicável. O uso do código de desconto pode se limitar a produtos de assinatura específicos ou a uma coleção específica. - Caso você decida limitar o desconto a um produto de assinatura específico ou a uma coleção específica, pesquise o produto ou a coleção usando o botão Navegar.

 

Alterar limites de uso no desconto de frete grátis

Se você oferece um desconto de frete grátis em produtos de assinatura, defina por quanto tempo ele será aplicado. É possível limitar esse desconto ao primeiro pagamento ou a um determinado número de pagamentos ou, ainda, habilitar o frete grátis em todos os pagamentos futuros da assinatura.

Se você quer atualizar um desconto de frete grátis existente, edite o código para incluir regras sobre assinaturas.

Etapas:

  • No admin da Shopify, acesse Descontos.
  • Clique no desconto de frete grátis que você quer editar.
  • Atualize o tipo para Assinatura na seção Tipo de compra do editor de descontos.
  • Na seção Limites de uso, selecione as limitações que você quer aplicar ao desconto em Pagamentos recorrentes de assinaturas.

 

Duplicar um desconto em um dispositivo móvel

No app Mobile da Shopify, você pode economizar tempo duplicando um desconto que seja semelhante. Você pode fazer alterações em um desconto duplicado antes de salvá-lo.

Etapas:

  • No app da Shopify, acesse Loja > Descontos.
  • Toque no desconto que deseja duplicar.
  • Toque em ... para expandir o menu e, depois, toque em Duplicar desconto.
  • Insira um código de desconto e faça as alterações no desconto.
  • Toque em Salvar para criar o desconto.

 

Exiba Códigos de Cupom, Compras em Tempo Real 

Assim que seus clientes acessam sua página inicial, você tem a oportunidade de começar a gerar entusiasmo e a levá-los rumo aos seus produtos. Caso sua meta seja obter mais tráfego aos seus produtos, existem diversos apps para lojistas do Shopify que podem ajudar a produzir demanda e incentivar aquisições:

  • Barras de Boas-Vindas: apps como Welcome Header Bar, e Quick Announcement Bar permitem que você compartilhe ofertas, códigos de cupom, promoções, etc., com seus clientes no momento em que eles chegam ao seu website. Esses apps adicionam uma barra flutuante não invasiva ao topo da sua página inicial para instantaneamente chamar a atenção dos seus clientes e levá-los exatamente aonde você deseja. Os códigos promocionais podem ser ferramentas poderosas: o Build.com conseguiu aumentar em 6% as conversões do seu tráfego de afiliados através de um código promocional personalizado.
  • Pop-ups: janelas pop-up e pop-under são ótimas para construir sua lista de e-mails. Experimente utilizar um app como o Privy ou POWr Popup para adicionar à sua página inicial um breve pop-up oferecendo um código de cupom em troca da assinatura da sua newsletter. O e-mail marketing é incrivelmente eficaz: de acordo com um estudo de 2014, 80% dos consumidores que se cadastraram para receber e-mails de uma marca durante um período de seis meses acabaram fazendo compras com base no conteúdo recebido.
  • Compras em Tempo Real: apps como Yo, Recent Sales Notification e Notify adicionam uma pequena notificação, no canto inferior da sua loja, que exibe compras realizadas por outros clientes em tempo real. Esses apps provocam um senso de urgência e oferecem aos clientes uma prova social de que outras pessoas estão comprando seus produtos naquele momento. Pesquisadores de psicologia comportamental da Universidade de Kentucky afirmam que situações urgentes fazem com que as pessoas ajam de forma rápida e impulsiva.

Por exemplo, confira o website do Atelier New Regime. Eles utilizaram o app Free Shipping Bar para apresentar na página inicial seu limite mínimo para o frete grátis.

Após alguns segundos, os visitantes da loja online recebem esse lindo pop-under gerado pelo app Modify Promotional Lightbox, que os incentiva a assinar o mailing list do Atelier New Regime e obter acesso a novidades e ofertas exclusivas.

 

Muitas formas de explorar essa estratégia, né? Aplica ai e me conta o resultado!

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